Boa Tarde,
Para iniciar os trabalhos, porque não apelar para um clássico? A Hoegaarden é uma Witbier, uma cerveja de trigo pálida, tipicamente belga, produzida na cidade homônima.
Fácil de encontrar, ela é importada pela AmBev, subsidiária da AB InBev, a maior cervejaria do mundo. Foi comprada no Bourbon Novo Hamburgo, e degustada assistindo à um sonolento Argentina 2x1 Peru.
Diferentemente das cervejas alemãs, a Hoegaarden - e de um modo geral, as belgas - usam na formulação matérias primas como coentro e cascas de laranja. Isso dá a esta cerveja um caráter bem leve, frutado e levemente cítrico.
Servida no copo, ela é aparência de limpa à turva, cor amarelo pálido, com leve, porém perene, formação de espuma.
De cara podemos perceber porque esta cerveja é a Witbier entre as Witbiers... Ela trás ao olfato todas as mais importantes características do estilo: aroma frutado e cítrico.
No sabor é leve e refrescante, mas sem perder a personalidade. Amargor leve, forte presença do malte de trigo, sem ser adocicada. Com 4,9% ABV, e apresentada em garrafa de 330ml, é uma cerveja que não enjoa, fácil de beber, não empapuça.