terça-feira, 8 de novembro de 2011

Eisenbahn Pale Ale (0003)

Retomando o blog depois de um hiato de dois anos ou mais, e viemos com uma cerveja que já tornou-se um clássico. A Eisenbahn Pale Ale foi a cerveja que ajudou à fazer da Eisenbahn o que ela é hoje.

Trata-se de uma cerveja leve e refrescante, mas ao mesmo tempo encorpada e saborosa. Tá, esse clichê de propaganda de cerveja não cola mais, eu sei, mas essa cerveja cumpre o que promete. À começar pela aparência, com uma belíssima cor âmbar, e uma carbonatação fraca. Vale dizer que a cerveja cumpriu o que prometeu mesmo tendo vencido a validade em Abril de 2010, ou seja, há mais de um ano. Aí o porque a decepção com a espuma, pouca e fraca. Mas compreende-se. Nota 3/5 para a aparência.

O aroma verte um odor de álcool forte no ambiente, um pouco desequilibrado para a cerveja. Mistura-se com um aroma de lúpulo bastante agradável, mas ainda deixando este quesito desequilibrado. Imagino poder colocar isso na conta da cerveja vencida. Nota 4/10.

O sabor, entretanto, não mostra em momento algum que a cerveja passou da validade. Sabor de malte bem presente, retrogosto amargo bastante equilibrado. Como qualquer das colegas de estilo, esta Pale Ale apresenta como diferencial a complexidade dos aromas frutados, do cítrico à banana. Nota 14/20.

O paladar é atraente. Apesar do álcool muito pronunciado, a Eisebahn Pale Ale tem uma textura cremosa, e desce redonda, essa sim não "empapuça". É possível tomar uma atrás da outra sem problema algum. Nota 3/5.

O conjunto ficou levemente desequilibrado por conta do álcool mais presente do que o necessário. Em compensação, o sabor e a aparência compensaram. No conjunto, a nota é 6/10.

Portanto, a nota geral da Eisenbahn Pale Ale é 2,5. Razoável, considerando a desfavorável situação de degustar uma cerveja vencida, mas esta se saiu muito bem, obrigado.


Nenhum comentário:

Postar um comentário