sexta-feira, 16 de março de 2012

Brooklyn Lager: uma Vienna vinda do Norte (0004)

(infelizmente, as fotos que tirei foram corrompidas pelo celular, por isso usarei elementos visuais aleatórios da internet)

Aí está uma cerveja de respeito. Legítima representante da Nova Escola Cervejeira Norte-Americana, é uma cerveja do tipo Vienna Lager, que é um tipo de cerveja de baixa fermentação mais encorpado, normalmente com o uso de alguma parcela de maltes torrados.

A cerveja se destaca logo na Aparência. Apesar da espuma pouco presente e pouco duradoura, a cor é lindíssima e convidativa. Um amarelo ouro, puxando para o âmbar, e uma turbidez intermediária, que compõe uma visão realmente interessante.

Logo à seguir, sente-se um Aroma delicioso, que a diferencia das lagers tradicionais. Destaca-se o herbal, talvez erva-cidreira, e em menor escala, aromas cítricos.

Após o primeiro gole, a cerveja prova que está em grande forma, apesar da longa viagem empreendida desde sua fábrica, em New York, até o Brasil, onde foi comprada no Bourbon, em Novo Hamburgo, que aliás está com uma interessantíssima variedade de cervejas à disposição dos cervejófilos. O Sabor é marcado em especial pela forte presença do malte, em especial algumas variedades torradas que certamente compuseram a receita. No fundo, como retrogosto, sente-se o amargor balanceado, que neste tipo de cerveja não pode sobrepôr-se ao malte.

Como a primeira impressão parecia indicar, Sensação da cerveja destaca-se pela textura mais aveludada que as Lagers tradicionais, com uma turbidez que indica uma alta proporção de extrato de malte na receita. A carbonatação também é baixa, como já sugeria a espuma pouco presente. A foto abaixo foi captada após o uso da técnica da corda para encher o copo novamente. O resultado foi visualmente bem mais aprazível.

No Conjunto, trata-se de uma grande cerveja, de estilo tradicional e que em especial atendeu aso requisitos daquilo que pede o estilo. Em todos os quesitos, a Brooklyn Lager superou as expectativas. É alta a recomendação deste blogueiro para esta cerveja. A Nota Geral é 3,4 pontos em 5 possíveis.

Gostou? Compartilhe. Discordou? Comente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário