quinta-feira, 22 de março de 2012

Bohemia Oaken: mas que Carvalho?! (0005)

A Bohemia é uma marca tida como "premium" pela AmBev. Pura mentira, claro, como pode ser Premium uma cerveja que utiliza Milho e Arroz em sua formulação? Pois bem, passado o golpe inicial, é fato que as aventuras ambevianas por mares nunca dantes navegados pelas Macro Cervejarias foi um ponto positivo para uma nova cultura cervejeira nacional. Com o lançamento da Bohemia Royal Ale, da Bohemia Weiss e da Bohemia Escura (estas duas últimas permaneceriam no portfólio da empresa), como produtos comemorativos, e depois da Bohemia Confraria e a Bohemia Oaken, a empresa mostrou, curiosamente, que existe um mundo FORA das cervejas aguadas das Macro Cervejarias, dentre elas a Bohemia Pilsen, que apesar do cartaz, tem gosto de nada com coisa alguma.

Bom, o lançamento da Bohemia Oaken ocorreu há um certo tempo, já, mas esta degustação ocorreu no dia 16 de Março de 2012, quase três anos após a compra. As cervejas do tipo "Wood Aged", ou envelhecidas, são tidas como Cervejas de Guarda, o que me levou à cuidar com carinho para que a garrafa fosse guardada em condições favoráveis para seu aprimoramento e conservação.

Quando foi aberta, a cerveja colocada no copo mostrou uma Aparência alvissareira. Espuma densa, cor acobreada, leve turbidez. A cerveja dava água na boca.


A decepção veio no Aroma. A presença do malte e do fermento é otimisticamente razoável. O amadeirado não dá o ar da graça.


No Sabor, a experiência se confirma: o pouco que há remete ao malte, um mínimo de fermento, lúpulo e amadeirado inexistem. O retrogosto é levemente amargo, pelo menos aí uma lembrança do lúpulo.

A Sensação é fraca, cerveja com textura levíssima, que não condiz com o estilo que diz representar. A carbonatação é leve, também, apesar da espuma densa, mas credito isso ao período de maturação largo. Sente-se um fundo adstringente no final, junto do retrogosto.

No cômputo geral, o Conjunto é de médio para baixo. A apareência nos deixa com uma expectativa altíssima.

A nota final do blog é de 1,8 pontos, em cinco possíveis. No geral, é uma cerveja para ser experimentada, mais pela curiosidade do que pelo sabor, mas vale à pena por esse aspecto.

Gostou? Compartilhe. Discordou? Comente.

2 comentários:

  1. Bom, tive a oportunidade de degustá-la logo após a aquisição e creio que algumas de suas impressões poderiam ser diferentes, como o aroma e o retrogosto. Numa escala de 0 a 5, ela mereceria um 3,5.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Flávio, escreva uma resposta que terei o prazer em postá-la no blog, com as devidas referências.

      Obrigado pelo comentário.
      Abraços.

      Excluir